Livro mostra que os roqueiros também são bons exemplos para as crianças

‘Rock para Pequenos’, com as versões infantis de Rolling Stones, Beatles, Hendrix, Elvis, entre outros, mostra o que as crianças podem aprender com o rock

Publicado no site Saraiva Conteúdo em 08.04.2013

Por Carolina Cunha

Astros do rock têm fama de vestirem roupas esquisitas e saírem por aí de cara pintada. A paulista Laura Macoriello levou a sério o bordão “Hoje é dia de rock, bebê!” e percebeu que essas atitudes podem estar mais próximas do mundo das crianças do que se imagina . A prova está no livro Rock Para Pequenos – Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros, escrito por ela especialmente para o público infantil.

O título traz o jeito de ser de roqueiros famosos como Jimi Hendrix, Elvis Presley, Janis Joplin, David Bowie, Angus Young, The Rolling Stones, Chuck Berry, Steve Harris (Iron Maiden), Ramones, Beatles, Kiss e Ozzy Osbourne, só que numa versão infantil e lúdica.

“O que faço nada mais é do que ensinar boas maneiras às crianças. Só que fizemos de um jeito diferente, com ícones do rock. A minha intenção era aproximar mais os pais roqueiros dos seus filhos. Espero que eles leiam para as crianças e tenham bons momentos juntos”, conta a autora Laura Macoriello, 40 anos.

Nas páginas, Elvis Presley adora seu topete e mostra que os cabelos devem estar sempre penteados. Os Beatles, com a foto clássica do grupo atravessando a Abbey Road, lembram da importância de atravessar rua na faixa. Já o cantor David Bowie, ilustrado com um olho castanho e outro azul, ensina que existem pessoas que são diferentes e que isso também pode ser legal.

pequenos-bowie
Detalhe da página com David Bowie

Com as ilustrações do mineiro Lucas Dutra, obra ganhou traços divertidos e páginas coloridas que agradam a todas as idades. “Tem muito marmanjo por aí comprando bonequinho de bandas de rock. Já vi gente que está mais velha, com seus quarenta e poucos, olhar para as ilustrações do Iivro e achar demais”, ri a mamãe roqueira.

Formada em Letras, Laura trabalha como cabeleireira num salão de São Bernardo do Campo (SP) e nunca pensou em escrever um livro infantil. Até engravidar da pequena Olívia, que hoje tem 3 anos. Desde que a filha nasceu, ela começou a reparar no comportamento das crianças. Assim, criou um blog onde escreve sobre a experiência de ser mãe e as pequenas coisas do dia a dia.

laura

O blog chamou a atenção de um amigo da editora Edições Ideal, que a convidou para o projeto e deu toda a liberdade para ela escolher os personagens de sua primeira publicação. “Eu fiz uma minibiografia ‘“afofurada’” dos músicos. Tem sempre uma peculiaridade que fica mais exacerbada. Mas Olívia foi a inspiração para todas as histórias”, conta Laura.

Na adolescência, nos anos 80, Laura se apaixonou pelos riffs de guitarras de bandas como The Cure, Sex Pistols, Ramones e The Smiths, a sua favorita. Foi punk, frequentou muitos shows e viajou pelo mundo. Dos amigos de adolescência, muitos são papais e mamães que continuam ouvindo as mesmas bandas até hoje.

O livro Rock para Pequenos

Com Olívia no colo, Laura gosta de fazer passeios como ir à Galeria do Rock, em São Paulo, onde convivem várias tribos. Ao entrar numa loja da galeria, a menina pediu uma camiseta da banda The Clash, o que encheu a mãe de orgulho. Outro episódio relatado no blog foi quando Olívia ganhou do pai uma violinha de brinquedo. Ao dedilhar as cordas e chacoalhar o cabelo, a brincadeira foi suficiente para deixar a mãe emocionada.

O futuro gosto musical da filha é uma preocupação. “Hoje ela adora Ramones, The Clash e Patati Patatá. Eu acho que a gente tem que dar opções para eles. Se no futuro, ela gostar de Michel Teló, o que eu vou fazer? Mas vou ficar tranquila porque mostrei músicas e dei a opção para ela escolher”, ri.

1.161 Comments

  1. This info is invaluable. When can I find out more?