Shakespeare e o ator: Thiago Lacerda

O ator encarnou um personagem de Shakespeare pela primeira vez em 2012, em ‘Hamlet’. O papel foi um marco em sua carreira. Leia nossa entrevista com ele.

*Matéria originalmente publicada no Almanaque Saraiva, edição 95 – Abril de 2014.

Por Carolina Cunha*

O ator Thiago Lacerda encarnou um personagem de Shakespeare pela primeira vez em 2012, em montagem de Hamlet, com direção de Ron Daniels, um dos principais diretores teatrais da britânica Royal Shakespeare Company. O papel foi um marco na carreira do ator. Em breve, Thiago tem planos de encenar mais dois textos de Shakespeare com Ron Daniels.

O que encenar Shakespeare significa para um ator?

Thiago Lacerda. Shakespeare é o maior escritor da história do ocidente. Encená-lo significa um exercício de investigação maravilhoso do ofício de ator. É a possibilidade de descobrir as mais diversas e ricas maneiras de fazer o nosso trabalho.

O que te chama atenção na obra de Shakespeare?

Thiago Lacerda. O que Shakespeare faz é revelar uma nova maneira de enxergar o ser humano. O teatro é o espelho da vida. Quando uma historia é encenada, quando se abrem as cortinas do teatro, o que o espectador enxerga é um espelho. Shakespeare fez isso de uma maneira inovadora, atemporal e profunda. Ele inaugurou uma nova forma de espelhar a vida do homem moderno, mostrando as contradições, angústias, vitórias e derrotas dos personagens. Os temas de Shakespeare são muito concretos, reais, pertinentes à condição humana. Ele apresenta muitas possibilidades psicológicas e de ação. A partir do momento que a história começa e deflagra a ação, ela não termina em momento nenhum, só quando fecha o pano. Isso é o que faz as peças serem maravilhosas.

Hamlet-1-Thiago-abre
Você comentou sobre a força dos personagens do dramaturgo…

Thiago Lacerda. Com Shakespeare, o ator encontra personagens maravilhosos, realmente humanos e complexos e pode apresentar isso ao público. A gente consegue encenar um texto de Shakespeare e cinco séculos depois, podemos dar nomes reais aqueles personagens. Porque eles podem ser qualquer um. Um Otelo pode ser o Tiago, pode ser você. É possível encontrar Macbeth em pessoas comuns, pode ser o porteiro, pode ser um cara do seu prédio que tem muita ambição. Essa investigação do humano em Shakespeare é muito evidente e à flor da pele.

Como foi interpretar Hamlet? O que representou para sua carreira?

Thiago Lacerda. Foi um momento muito importante para mim. A montagem foi complexa e o papel foi um marco na minha carreira, que já estava com 15 anos de estrada. Encontrar com esse personagem maravilhoso fez a minha carreira recomeçar.

Tem algum personagem ou texto favorito?

Thiago Lacerda. Não tenho preferência, são muitos. Talvez Hamlet seja a peça mais conhecida do mundo. Ele é um personagem gigantesco. As possibilidades humanas do Hamlet são intermináveis. A história dele é uma das histórias mais contadas ao longo de quase 5 séculos e isso é fantástico.

1.858 Comments

  1. Merely wanna remark that you have a very nice web site , I like the pattern it actually stands out.